Pular para o conteúdo principal

Preconceito Oculto


Sim! Eu sei que este blog pode parecer abandonado ou algo parecido. Ou ainda pode parecer que desisti da dieta e comecei a comer descontroladamente novamente. Realmente, manter-se numa dieta é muito difícil, principalmente nesse friozinho que nos aumenta o apetite constantemente, mas não: continuo firme e forte, com alguns deslizes, mas sempre em frente. Estive ausente, mas prometo retornar com novos fatos em breve. Hoje resolvi postar um texto que fiz a muito tempo atrás (muito antes de pensar em ter esse blog) para o Meu Primeiro Blog. Nele falo sobre o preconceito que pessoas obesas sobrem no seu dia-a-dia e que passa desaperebido pelas pessoas. O programa A Liga retratou muito bem o que acontece, num episódio que você assiste clicando aqui. Do mais, desejo boa leitura e deixo a promessa que volto a escrever em breve!



Hoje no mundo se fala muito em preconceito. Contra negros, índios, mulheres, estrangeiros, idosos, pobres, deficientes... Mas existe um preconceito oculto que se fala muito pouco; e pra muitos não é nem considerado preconceito. Ser "gordinho"!

Infelizmente, ser esse "gordinho" hoje em dia é muito difícil. Não só pelo fato das pessoas sempre analisarem o frasco antes da fragrância, mas também pelo padrão de beleza embutido já em tudo que vivemos.

Eis um exemplo: como muitos sabem, sou torcedor apaixonado pelo Corinthians. E como todo torcedor, o maior prazer é ter uma camisa do time do coração. Compra-la eu até posso; mas vesti-la já é uma outra história. Tá certo que são projetadas para o melhor desempenho para jogadores profissionais, mas e o típico torcedor padrão brasileiro? Nem todos estão em forma. E para esses que estão assim a GG serve.... E os que estão muito acima da forma?

E não fica por aí. Catracas estreitas, assentos apertados, roupas minúsculas, baladas lotadas e todo mundo te olhando porque você supostamente não deveria estar ali, entre muitas outras coisas, além de virar ponto de referencia para qualquer situação.

Poxa vida!! Será que nunca ninguém pensou nisso? E ainda vão falar que é gordinho porque quer, afinal regime está aí pra isso. Mas não é bem assim! Será que todos são assim porque querem? Será que não tentaram e desistiram? Será que não é o biótipo do individuo?

Sei que é uma revolta em vão, que nada irá mudar! Mas meu desabafo faz bem pra mim e para meus leitores, que se já não pensam, irão repensar sempre.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Primeiro post de um Futuro ex-Gorducho

Saindo do trabalho, preciso passar no mercado e fazer as compras da semana. Junto, bate uma fome que parece um soco no estômago. Aí surge uma dúvida: diz o ditado que fazer compra de estômago vazia é péssimo porque só compramos besteira, mas como vou preencher esse vazio, se em casa não há nada para comer? A solução mais gorda: FAST FOOD!! A primeira que vem a cabeça: Mc Donalds ou Burger King? Eis um pensamento de gordo. Porque não pensamos "Vou comer uma fruta!" ou simplismente resistimos as tentações que o mercado oferece? Gordo no corpo e na alma! É isso que pretendo mudar em mim e ajudar outros a mudarem neles com esse blog. Relatando minhas angustias, vontade, conquistas e derrotas na balança; documentando tudo para me policiar ou parabenizar. Tentar mostrar um pouco de como é a vida de um gordo comum: as dificuldades encontradas, o sedentarismo muitas vezes voluntário e os riscos de saúde. Sei que já existem muitos blogs sobre esse assunto, mas nenhum que conte a mi

Balança-Confidente

 Por muito tempo a balança foi minha maior inimiga, assim como também foi minha maior companheira. Desde muito cedo me lembro de brigar constantemente com ela. Tiveram épocas que me pesava periodicamente. Já em outras, passava meses sem se quer chegar perto de uma. E a lição que levo de tudo isso foi de estar exatamente no mesmo lugar. Como disse meu amigo Vanderlei, nos comentários do post anterior, o primeiro passo é encará-la de frente, independente de qual for o resultado. Torná-la sua amiga e confidente, afinal ela vai te contar um segredo que, se você quiser, só vocês dois vão saber! Para mim, chega de segredos. Vou quantificar e confidenciar. É pra isso que fiz o blog. Ajudar e ser ajudado. Ela me contou com espanto, que tinha chegado a absurdos 136kg sem muito esforço com a vida sedentária e de Junk Food que levava. Esse foi o primeiro despertar, pois nunca imaginaria chegar a isso tudo. Por isso, digo com muito orgulho que já dei o primeiro passo. No final do ano passad

O Veneno Engarrafado

 Nada mais gostoso do que beber um suculento copão gelado de refrigerante, né? Assim como meu amigo Tiago Pereira já escreveu em seu blog www.paposegoles.com.br/sermagro , outro que está na luta por uma vida mais saudável e um manequim um tanto quanto menor, existe sim o vício da alimentação. E um dos meus maiores vícios era o refrigerante. O maldito do refrigerante. Meu ponto fraco, meu desencanar de qualquer dieta, meu "só mais um copo não vai fazer mal". Vai fazer mal sim!!! Alias, não só o último, mas todos os outros que tomei antes. Sem noção ou controle, eram vários copos por dia e sem qualquer distinção de horário. Eram de manhã, tarde, noite e madrugada. Eram! Sem saber, ingerimos uma série de substâncias nocivas à saúde que podem causar várias doenças. Além da obesidade, entram na lista a diabetes, colesterol alto, gastrite e até câncer de esôfago. Para saber mais, entrem nesse outro blog   que detalha um pouco mais sobre o assunto. Chega! Eu não qu